segunda-feira, agosto 30

Conjuve e organizações sociais lançam o Pacto pela Juventude

Movimento propõe compromisso com políticas públicas para os jovens nos programas de governo dos candidatos em 2010.

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e diversas organizações sociais e políticas lançaram no mês de julho o Pacto pela Juventude, que é um convite a todos os candidatos aos governos federais e estaduais pela inclusão de políticas públicas para a juventude brasileira em suas plataformas eleitorais. Concentradas no site http://pactopelajuventude.wordpress.com, tais entidades pretendem inserir cada vez mais as demandas dos jovens no debate político e reforçar o protagonismo juvenil.

As reivindicações do Pacto incluem a criação do Sistema Nacional de Juventude para a implementação de ações por parte dos governos, a garantia de educação e oportunidades de trabalho dignas, a adoção de políticas afirmativas, o acesso à cultura, o direito à comunicação e o fortalecimento dos canais de participação democrática, entre outras. Além de expor as propostas do Pacto na íntegra, o site traz todas as orientações de como montar seu comitê de mobilização e, a partir daí, agendar plenárias para entregar o documento e pedir a adesão de candidatos. Na mesma página, você encontra uma galeria de fotos e conhece quais políticos aderiram à iniciativa.

A UJS também está engajada nessa onda e já começa a convocar reuniões por todo o país. É importante que nossos militantes engrossem essa movimentação e procurem não só candidatos aos governos de Estado, como também os aspirantes aos cargos de deputado estadual e federal e senadores. Quanto maior o número de políticos compromissados com as causas da juventude, maiores serão as conquistas e participação nas decisões políticas.

Vale lembrar que, por conta de limitações jurídicas, o Conjuve não poderá encabeçar as atividades. Dessa maneira, o Pacto pela Juventude está sob responsabilidade única e exclusiva das organizações da sociedade civil, o que reforça a necessidade de engajamento máximo. Além do site, o Pacto da Juventude conta ainda com perfil no Twitter e a hashtag #Pacto2010 para divulgação. Todas as ações deverão ser enviadas ao e-mail pactopelajuventude2010@gmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. para serem publicadas no agregador da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário