terça-feira, setembro 21

Especial Eleições: seu voto vale por cinco

Você já conferiu aonde está seu título de eleitor e escolheu os candidatos para todos os cargos eletivos de 2010? Não perca tempo, as eleições 2010 estão aí!

A contagem regressiva para as Eleições 2010 começou. É bom estar com sua cola preparada, afinal, são números demais para se decorar. A disputa esse ano é para os cargos de Deputado estadual/distrital (1069 parlamentares), Deputado Federal (513), Senador (54) - esse ano serão escolhidos dois! –, Governador (27) e Presidente.

No dia 3 de outubro, além do novo presidente da República (e seu vice), serão 27 governadores, 54 senadores (renovação de 2/3 do Senado Federal), deputados federais e 1.069 deputados estaduais/distritais. Caso nenhum candidato a presidente ou a governador alcance a maioria dos votos válidos neste dia, haverá segundo turno no dia 31 de outubro.

RG é novidade
Mas antes de colocar no papel suas preferências, lembre-se que este ano para votar será necessário, além do título eleitoral, seu RG ou um documento com foto. O objetivo da exigência é identificar o eleitor e evitar que uma pessoa vote em nome de outra, já que não há foto no título.


O eleitor deve apresentar as vias originais dos documentos para votação: RG e título eleitoral. Quem teve o título perdido ou extraviado tem até esta quinta-feira, dia 23, para pedir uma segunda via (re-impressão) em qualquer cartório eleitoral do país. Até mesmo os eleitores que estiverem fora de seu domicilio eleitoral poderão pedir o documento. Além do RG, serão aceitos os seguintes documentos na hora do voto: carteira de trabalho, carteira de habilitação, identidade funcional e certificado de reservista, desde que tenham a foto do titular.

Pode colar!
O Tribunal Superior Eleitoral tem veiculado propagandas na TV, rádio e em demais veículos de comunicação para esclarecer como será a votação. Fique ligado, faça sua cola e confira se seus pais, vizinhos e amigos também sabem para não passarem apuro em frente à urna.

A seguir mostramos a ordem da cédula “eletrônica”. A cada candidato escolhido (ou melhor, número digitado na urna) aparecerá a foto. É confirmar e escolher o próximo. O TSE disponibilizou até um “gerador de cola”, que permite que coloque os números de seus candidatos exatamente na ordem. Aproveite:


TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário